Mas afinal… O que é UX?

UX – User Experience – nada mais é do que tentar mensurar o quão feliz o seu usuário vai ficar usando o seu produto (veja que não estamos falando somente de sistemas ou sites, mas de produtos como um todo – objetos, alimentos, serviços, etc). Se a experiência dele for boa, ele voltará sempre e você será elogiado – às vezes. Se ele não gostar ou sentir alguma dificuldade, ele além de não voltar vai falar para os amigos… e para o Google que o seu produto é ruim. Ou seja, a reputação de um produto está diretamente ligada ao UX.

Segundo o site FatDUX (http://www.fatdux.com) o UX designer tem 3 funções fundamentais:

  • coordenar interações que podem ser checadas;
  • verificar interações cognitivas que estão fora do nosso alcance;
  • reduzir ao máximo interações negativas.

Há quem acredite que UX está restrito somente a design e desenvolvimento. Na verdade, um bom UX designer precisa antever obstáculos que poderão ser encontrados pelo usuário, precisa conseguir se colocar no lugar deste, e de preferência simular o pior dos usuários, o menos hábil, com o objetivo de identificar dificuldades e criar mecanismos para contorná-los, eliminá-los ou pelo menos minimizar os seus efeitos negativos, de modo que o usuário consiga resolver os problemas sem precisar recorrer a um suporte ou verificar outras alternativas “mais fáceis” no mercado. Antigamente, acreditava-se que um bom manual do usuário era essencial para o sucesso de um produto. Com o entendimento dos conceitos e da importância do UX, a necessidade de um manual poderá minar a usabilidade do produto, pois ele deverá ser o mais autoexplicativo possível.

Utilizando uma frase do site citado acima “O UX designer deverá ver a floresta e não somente as árvores”.

Alguns exemplos desta antevisão de problemas aplicada ao desenvolvimento de sistemas:

  • O usuário usa o botão de voltar do browser ao invés do botão voltar do sistema. Isso faz com que os dados não sejam atualizados;
  • O botão de enviar fica à esquerda do botão de limpar formulário;
  • As cores utilizadas na tela de cadastro são berrantes e irritam ou causam cansaço ao usuário, gerando erros de digitação mais frequentes;
  • Para chegar na tela de consulta o cliente teve que passar por duas telas anteriores, tendo que inserir dados de parâmetros em ambas;
  • A tela possui muitos elementos de interatividade e demora muito para carregar;