O que é necessário para um UX eficiente?

Em um post anterior, “Mas afinal, o que é UX?“, coloquei uma imagem que mostrava como identificar um UX eficiente. Vamos analisá-la com detalhes:

  • Tenha muito cuidado e atenção pelo seu usuário. Ele terá que ser encarado como a razão de tudo. O que está sendo feito, desenvolvido, pensado é única e exclusivamente em função dele.
  • Faça testes exaustivos para um perfeito entendimento do problema que o usuário tem. O seu produto deverá atender às expectativas e resolvê-los plenamente.
  • Visualize as ideias do usuário de uma forma simples e objetiva, como um rascunho, diagrama, protótipo. O importante é identificar o problema que ele está tentando resolver para achar a solução mais assertiva.
  • É importante registrar as ideias do usuário. Ele participando da solução, as chances de acertar sempre serão maiores.
  • Procure entender os mistérios da mente humana. Tente “entrar” na mente do usuário, tentando descobrir seus receios mais secretos quanto às expectativas. Para isso, conversar e “arrancar” as ideias e pensamentos dele é fundamental para que o produto saia do jeito que ele está imaginando.
  • Você precisará ter conhecimentos plenos de usabilidade, estar antenado com as últimas tecnologias, conceitos atualizados de IHC (Interação Humano Computador), arquitetura de informação, enfim, quanto mais diversificado o conhecimento melhor e mais exato será o projeto.
  • Finalmente, deve-se pensar com cuidado todos os pontos de interação que o usuário terá com o produto, afim de torná-lo inteligente e o mais prático e usável possível.

Isso mostra que um bom projeto sempre deverá ser pensado e estruturado pensando o lado do usuário, suas necessidades e suas expectativas. A experiência do UX designer deverá ser adequada ao perfil do seu cliente, colocando-se sempre no lugar deste.