Falando sobre UX

Por que o visual é essencial para a UX?

Trabalho com usabilidade e UX há algum tempo, sempre frisando a importância que a opinião, a experiência e, principalmente, a satisfação do usuário no sucesso de qualquer sistema ou interface onde ocorra um mínimo de interatividade.

Quando minha filha era pequena, sempre disse para ela que “o seu trabalho pode até estar certo e ótimo, mas se o visual não for caprichado, se a comunicação visual dele não encher os olhos do professor, ele será mais um. Assim, você ainda correrá o risco dele ser um dos últimos a serem avaliados e, devido ao cansaço (pense em um monte de trabalhos com o mesmo conteúdo), ser avaliado com uma, digamos, vontade não tão boa…” O visual influi na experiência do usuário, no interesse e na “renovação das energias” para cumprir uma função nem sempre agradável.

Outro exemplo: Um usuário que utiliza uma tela de consulta, analisa um relatório ou enfrenta uma tela de cadastro em um sistema. Se a sequência de tabs e dados a serem inseridos – parâmetros ou dados de cadastro – não forem bem analisadas, seguindo o procedimento LÓGICO do dia a dia do usuário, tende a ser uma tarefa maçante e, consequentemente, sujeita a erros mais frequentes.

Lido com alunos de Sistemas de Informação, Ciências da Computação e Análise de Desenvolvimento de Sistemas. Sabe-se que os perfis são bem distintos. Constato diariamente que o pessoal mais técnico – de Ciências da Computação – reluta em ter que se preocupar com questões visuais e de posicionamento de elementos gráficos. Os sistemas tendem a ser quadrados e cinzas, com pouca importância para a disposição dos elementos ou número de cliques. Já nos outros cursos, observa-se uma flexibilidade maior para aceitar que o Sistema não tem somente que funcionar perfeitamente. Tem que pensar como o usuário vai utilizá-lo.

 

Mas afinal… o que é UX?